Editora Ideia & Letras, 2024.
O livro discute aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental. Mais do que uma simples crise ecológica, a questão ambiental é uma crise moral, política e lógica da sociedade (neoliberal). Essa crise é, em última instância, social, obrigando a introduzir o tema da justiça ambiental, sobretudo no tocante à sobrevivência e ao bem-estar, começando pelas populações pobres. Exploram-se várias tendências que vêm dar resposta ao problema: uma delas, a mais visada, consiste na solução pelo aprofundamento, saneamento e aperfeiçoamento. O livro propõe como base uma compreensão ecossistêmica do fenômeno, revelado como possível na gestação de outros padrões de sociedade, que questionam modelos diferentes de economia, de agricultura e de urbanismo, pautada por princípios ecológicos. É mostra como a questão ambiental deve ser discutida como uma questão ecológica integral, e vivida como uma questão ética e biológica integral.
Temas Fundamentais de Ética Teológica
Editora Unisinos, 2001.
O livro é um tratado de Ética teológica. Inicia com uma reflexão sobre os impasses e desafios atuais de uma moral cristã. Os capítulos iniciais são uma fundamentação antropológica do agir moral a partir da explicitação filosófica do conceito de práxis, seguida de uma fundamentação teológica a partir das categorias bíblicas de Reino de Deus, bem-aventuranças e seguimento de Cristo. Os próximos capítulos abordam as estruturas subjetivas do agir moral: opção fundamental, consciência moral, seguidos de capítulos sobre as estruturas objetivas do agir moral: valor moral e norma moral. Os últimos capítulos abordam a presença do mal no agir moral com a explicitação sobre culpa e pecado e sobre a presença da graça por meio da reflexão sobre a conversão teologal e moral e sobre as virtudes teologais e morais concluindo com a discussão sobre a centralidade da perspectiva da autonomia teologal para uma Ética teológica cristã.
Editora Unisinos, 2010.
Trata-se de uma reedição ampliada e melhorada da obra Ética ambiental, acrescentando novas tendências de ética ambiental, identificadas com as ecologias críticas (ecologia profunda, ecofeminismo, ecomarxismo) e introduzindo uma maior reflexão crítica sobre aspectos econômicos da crise ambiental como Desenvolvimento e consumo sustentável e Justiça ambiental e novas análises críticas sobre o paradigma cultural da ecologia.
Bioética Sanitarista. Desafios Éticos da Saúde Coletiva
Editora Loyola, 2014.
A bioética desenvolveu-se muito na perspectiva da reflexão e solução de casos clínicos individualizados, tendo como referência os clássicos princípios de bioética (autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça). Mas existem os problemas éticos da saúde no contexto coletivo abordados pela saúde pública. Eles foram pouco refletidos pela bioética que assumia quase exclusivamente um enfoque clínico faltando-lhe uma perspectiva sanitarista para pensar os desafios éticos da saúde coletiva. A obra pretende responder a essa necessidade, partindo de um enfoque integral e ecossistêmico da saúde, dando um uma atenção especial aos seus determinantes sociais e privilegiando a perspectiva da promoção da saúde. Nesse sentido aborda principalmente questões éticas enfrentadas pelos profissionais da atenção primária. Aqui os princípios do SUS (universidade, equidade e integralidade) adquirem um papel central como referências éticas.
Editora Loyola, 2006.
Sendo a vida, como conceito central da bioética, um tema complexo e transdisciplinar, ela necessita de uma epistemologia que aborde tanto uma visão casuística de análise pragmática na solução de casos concretos quanto uma perspectiva hermenêutica dos pressupostos da resposta ao problema para que a bioética possa ser crítica. Aplica essa visão às questões hermenêuticas do aborto, eutanásia, seleção de sexo, clonagem.
Editora Unisinos, 1999.
O livro é uma introdução aos enfoques teórico-éticos assumidos pela bioética como os princípios (autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça), os valores de uma visão personalista da vida e aos temas fundamentais abordados como Aborto, procriação assistida, Eutanásia, transplantes, Síndrome de Imunodeficiência adquirida, clonagem projeto genoma.
Ecologia e Criação. Resposta Cristã à Ambiental
Editora Loyola, 2001.
Trata-se de um intendo de compreensão ecológica da doutrina bíblica da criação, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, dando uma ênfase especial ao conceito de sábado da criação que não se identifica com o puro descanso humano para louvar a Deus, mas deixar a criação descansar para que ela seja reconhecida como criação de Deus e não puro recurso à disposição do ser humano. Termina com uma reflexão sobre a espiritualidade ecológica e sobre os documentos eclesiais que refletem a questão ambiental.
Ensaios de Hermenêutica Crítica
Editora Unisinos, 2021.
A obra é uma discussão sobre os aspectos epistemológicos da bioética como saber científico, apontando para a hermenêutica crítica como metodologia adequada para refletir e discutir conflitos morais que a bioética enfrenta.
Editora Unisinos, 2004.
Reflete sobre as tendências atuais de ética ambiental (antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo), sobre uma visão da terra como sistema integrado e seus efeitos sobre a compreensão da crise ambiental, sobre as consequências antropológicas, éticas e teológicas de um paradigma ecológico de cultura, terminando com teses e balizas para uma ética ambiental.